Visita guiada ao CL Acervo

23/08/2017 | IJPB

O Instituto José Paschoal Baggio - IJPB, promoveu nesta quarta-feira (23), uma visita ao Acervo Digital do Correio Lageano, no Centro Cultural Vidal Ramos – Espaço Sesc. O objetivo é tornar o CL Acervo conhecido por todos os seus colaboradores, gerando engajamento ao projeto por meio de uma ação interativa.

A exposição faz parte da primeira etapa do projeto, que conta com um totem digital com buscas de edições do CL de 1939 a 1965, e totens físicos que trazem curiosidades históricas noticiadas neste período. São 26 anos de história, e mais edições devem ser disponibilizadas ainda este ano.

O acervo possibilita a conexão entre o passado e o presente. O intuito desta interação é que os dados possam enriquecer o conteúdo da redação e despertar o interesse das pessoas, para que elas utilizem o local como centro de pesquisa. “Queremos possibilitar o link entre o jornalismo atual com o jornalismo do passado. Que possamos escrever sobre um assunto mostrando quando iniciou a discussão sobre ele” comentou a historiadora Suzane Faita, voluntária do projeto.

A gerente executiva do Instituto José Paschoal Baggio, Edite Moraes reforça a relevância do acervo para a disseminação do conhecimento, entre todas as pessoas interessadas, sejam elas pesquisadoras ou comunidade. “O acervo é um projeto que pode ser compartilhado com a família, possibilita que pais compartilhem a história de seus antecedentes com seus filhos”.

O lançamento será no dia 14 de setembro, no Centro Cultural Vidal Ramos, com a presença do Governador do Estado de SC, Raimundo Colombo, convidados homenageados e profissionais da área de história e jornalismo. 

O conteúdo também está disponível no site da Hemeroteca Digital Catarinense: hemeroteca.ciasc.sc.gov.br

Quem tiver interesse e quiser auxílio para pesquisas, pode entrar em contato com a equipe do IJPB através do e-mail:

acervocl@institutojpb.org.br

 

Voltar ←

E-mail: ijpb@institutojpb.org.br | Rua Coronel Córdova, 84 – Centro | 88502-000 Lages, SC - Brasil | Fone: 55 49 3221-3377
Todos os direitos reservados ao IJPB