A história de Lages e da Serra ao alcance de todos

15/09/2017 | IJPB

Extra! Extra! A boa nova da cidade é que o Correio Lageano agora tem 
seu acervo digitalizado, disponível a toda a população

 


“Às 17 horas do dia 14 de setembro de 2017, grande público e autoridades da Serra Catarinense e do Estado de Santa Catarina se reuniram no Grupo Escolar Vidal Ramos – o popular Colégio Rosa – para celebrar a novidade deste jornal diário: A história de quase três décadas de informação sobre Lages e a região serrana. Todos se amontoaram em frente a uma grande tela, na qual puderam presenciar o que outrora estava no papel.”

 


Não faz muito tempo que este tipo de linguagem coloquial era escrita nas páginas do Correio Lageano e, agora, para conhecer esse estilo e, consequentemente, as notícias que eram divulgadas entre os anos de 1939 e 1965, as pessoas podem ter acesso gratuito a mais de 2.200 edições digitalizadas do CL. Isso porque foi lançado o acervo digital do jornal, na tarde de ontem, no Centro Cultural Vidal Ramos.

 


Além de conhecer fatos curiosos daquela época, na mostra, a comunidade poderá acessar cada edição daqueles anos, por meio de um totem digital. Essas décadas compreendem a primeira etapa do trabalho de digitalização, que deve levar à comunidade, ainda, todas as edições, até os anos mais recentes. Um marco para a história da cidade, da Serra Catarinense e do Estado.

 


Para celebrar esse lançamento, o Instituto José Paschoal Baggio, responsável por este projeto, junto ao CL, homenageou 11 personalidades que fizeram parte da história do jornal e, ao longo de 26 anos, contribuíram para as páginas deste periódico.

 

Homenageados

* Carlos Joffre do Amaral (representado pelo filho Roberto Amaral);
* Carmen Lucia Fornari Dias;
* Cirilo Pinto dos Santos
* Conradine Taggesell
* Danilo Thiago de Castro (representado por Moacyr Vidal Ramos)
* Edézio Nery Caon (representado pelo filho por Edézio Caon);
* Nereu Ramos (representado por Luiz Gonzaga de Medeiros Ramos);
* Névio Fernandes;
* Rita Batalha Parizotto;
* Wilma Carrilho
* Wolny Della Rocca

 

 

Contribuição perene a toda população

 

O CL Acervo irá possibilitar às pessoas uma pesquisa histórica sobre fatos corriqueiros e outros assuntos que marcaram épocas

 


Para a diretora do Correio Lageano e presidente do Instituto José Paschoal Baggio, Isabel Baggio, a digitalização do acervo do jornal representa a perenidade de um trabalho que sobreviveu e se reinventou ao longo dos anos. “Se continuasse no papel, não iria durar”, destaca.


Ter as páginas do jornal, em versão digital, é dar importância à história e perceber as mudanças que ocorreram durante o século 20. Isabel reitera que este projeto também traz importância às notícias e ao processo do jornal daquela época.


Além disso, a diretora do CL observa que, a partir das páginas antigas, um jornalismo mais puro, até “ingênuo”, pode ser observado durante aqueles anos. Isabel completa dizendo que, por meio do acervo, se descobriu o esforço em se fazer jornal e aspectos do auge da região e da vida de Lages.


O diretor da rádio FM 101, Paulo Baggio, que também acompanhou a transformação do CL, diz que a digitalização será importante para a perpetuação da imprensa em Lages e região. Ele considera o trabalho essencial para as futuras gerações, que poderão conhecer a história da sua comunidade, através de mais uma ferramente, que é o CL Acervo.

 

Por meio deste projeto, Paulo relembra a época em que o jornal era feito quase que de maneira mais “artesenal”. “Tinha-se uma caixa com as letras e tinha de montar as matérias, letrinha por letrinha”, conta.

 

 

Acervo está a disposição do publico

Toda a população pode conferir a mostra do CL Acervo, no Centro Cultural Vidal Ramos. Nesta exposição, são destacados fatos relevantes de Lages, de Santa Catarina, do Brasil e do mundo, no período de 1939 a 1965. Para ler as notícias na íntegra, é só acessar o totem digital que compõe a mostra e pesquisar pela data. Com a edição escolhida é possível consultar todas as páginas. O jornal é uma relevante fonte da memória e da história de um povo.


Outra opção de acesso ao acervo, é por meio da Hemeroteca Digital Catarinense. O site reúne o acervo de publicações periódicas, com ênfase nos jornais editados e publicados em Santa Catarina, a partir do século 20.

 

Nele, a pessoa também poderá acessar cada edição do Correio Lageano, dentre os 26 anos digitalizados, para esta primeira etapa do projeto. Basta localizar a cidade de Lages na página inicial e procurar pelo CL na lista de jornais.

 

Texto e fotos: Vinicius Prado

Voltar ←

E-mail: ijpb@institutojpb.org.br | Rua Coronel Córdova, 84 – Centro | 88502-000 Lages, SC - Brasil | Fone: 55 49 3221-3377
Todos os direitos reservados ao IJPB