Uso do jornal transforma dinâmica em sala de aula

23/10/2017 | Lendo e Relendo com o Correio Lageano

Desde 2014 as salas de aula, dos municípios de Abdon Batista, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, São José do Cerrito, não são mais as mesmas, o espaço ganhou interação e criticidade por conta do uso pedagógico do jornal.

A professora de ensino religioso, Iara Cátia Crescêncio, já trabalha há muitos anos com o jornal Correio Lageano, ela percebe que quando leva o jornal para a sala de aula os estudantes ficam mais atentos, curiosos e procuram as notícias para estarem bem informados.

Diariamente é entregue uma assinatura do jornal, que mantém os professores atualizados e atentos ao que pode ser trabalhado com os estudantes. Toda quarta-feira, a escola recebe um malote de jornais para uso em sala de aula, esta dinâmica é garantida pela CTG Brasil que investe em responsabilidade social, apoiando o Programa Lendo e Relendo em seus municípios de abrangência.

A estudante Thais de Lima Ramos comenta que a notícia que mais lhe chamou atenção, foi quando seu primo, que estuda em uma escola de Abdon Batista, teve seu trabalho divulgado no informativo quinzenal do Lendo e Relendo. “Foi muito legal ver meu primo no jornal”, comenta. Os estudantes são os atores principais do programa, são envolvidos diretamente com o acesso a leitura e a informação. Além disso, eles ganham vez e voz com a coluna “O que os estudantes pensam”, em que podem divulgar o seu pensamento sobre diversos temas lidos no jornal, ou do seu cotidiano.

A professora Franciely Küster, da EEB Mauro Gonçalves, em São José do Cerrito mostrou à turma do 4º ano a relação do jornal com a matemática. “Quando os estudantes acessam o Correio Lageano eles ficam mais atentos, criativos e querem pesquisar pois tudo é encontrado no jornal, até mesmo a questão de grandezas e medidas”, destaca a docente.

Sobre o Programa:

O Lendo e Relendo com o Correio Lageano é um programa de educação, realizado pelo Instituto José Paschoal Baggio há treze anos na Serra Catarinense. Tem por objetivos incentivar a leitura através da utilização do jornal em sala de aula; oferecer um recurso pedagógico inovador; estimular o gosto pela leitura e formação crítica; promover a participação na vida em sociedade e a capacidade de resolver problemas.

Através da parceria com a CTG Brasil, atende mais de 3 mil estudantes, 306 professores, inseridos em  4 municípios, 17 escolas e 04 centros de educação infantil. Sendo utilizados mais de 25 mil jornais nas salas de aula e 12 mil informativos do Programa. 

 

Fotos: Vanessa Almeida

Voltar ←

E-mail: ijpb@institutojpb.org.br | Rua Coronel Córdova, 84 – Centro | 88502-000 Lages, SC - Brasil | Fone: 55 49 3221-3377
Todos os direitos reservados ao IJPB