Estudantes conheceram o jornal

08/11/2017 | Lendo e Relendo com o Correio Lageano

A professora Léia, da escola Alegria da Criança quis tornar o aprendizado dos educandos sobre os meios de comunicação mais significativo, afinal o livro didático trazia como exemplo o jornal Gazeta do Rio de Janeiro, que está distante da realidade das crianças que vivem na cidade de Lages.

Com a visita ao Correio Lageano, os estudantes do 4º ano conheceram todo o processo de produção jornalística. Na redação, por exemplo, perguntaram aos jornalistas “Qual a notícia mais engraçada?”, a resposta veio do editor chefe Mauro Maciel que contou o “bastidor” de uma notícia, em que um dos repórteres foi fazer uma matéria e voltou com lama até na altura da cintura. Os pequenos deram boas risadas com a história real do jornalismo.

Já a notícia mais triste, segundo relato da jornalista Suzani Rovaris a cobertura da tragédia com o time da chapecoense, que dia 29 de novembro completa um ano. “Uma cidade que mudou da água para o vinho, em um ou dois dias a imprensa do mundo todo estava em Chapecó, enquanto a cidade toda chorava”.

Outra curiosidade dos educandos, direcionada ao jornalista Vinícius Prado, era saber qual a notícia ele mais tinha gostado de fazer. “Uma matéria que gostei de fazer foi sobre a longevidade, entrevistei pessoas idosas e acompanhei as atividades físicas que eles realizam para ter uma melhor qualidade de vida. Identifiquei-me também com a produção desta matéria pelo fato de morar com a minha avó”, destacou o jornalista.

Além de conhecer o processo atual da produção diária do Correio Lageano, a historiadora Suzane Faita, convidou a turma para conhecer o CL Acervo e revisitar as notícias de 1939 até o ano de 1965 que estão disponíveis para consulta na Hemeroteca Digital Catarinense.

A visita continuou, conheceram o setor de diagramação que mostrou como o trabalho de finalização de páginas é feito. No setor de marketing foi possível ver como as histórias em quadrinhos do Lendo e Relendo são montadas, mostrando os personagens e suas expressões. Também viram como as propagandas, anúncios e classificados são confeccionados.

A visita encerrou como uma brincadeira. Alguns tipos gráficos na mesa, uma almofada de carimbo e uma folha de papel jornal em branco, imaginando como era a impressão do jornal há 78 anos.

 

Voltar ←

E-mail: ijpb@institutojpb.org.br | Rua Coronel Córdova, 84 – Centro | 88502-000 Lages, SC - Brasil | Fone: 55 49 3221-3377
Todos os direitos reservados ao IJPB