Especiais - Instituto José Paschoal Baggio
  • Aconteceu: Festival Internacional Música na Serra

    Bravo, Lages!


    “Yo quiero vivir aquí”, disse, com os olhos brilhantes como seu nome, a argentina Luz Zavacia.

    A quinta edição do Festival Música na Serra foi planejado e executado para que cada pessoa que chegasse a Lages tivesse a sensação de estar em casa. A tarefa foi, mais que cumprida, pois como Luz, teve gente que não queria ir embora.

    E quem conhece o típico lageano, “boi de botas”, sabe que é costume não deverás achar que nossa cidade não é das melhores, sempre com algo a reclamar. É preciso que se venham 100 pessoas de fora nos chacoalhe e nos façam ver o que o antolho nos impede.

    Leia mais →

    O frio e a neve que caiu timidamente foram um espetáculo à parte. “Parece que estou em uma cidade da Europa”, falou a professora de percussão Eliana Sulpício. Obrigado professora por nos lembrar disso.

    Durante esses dias a paisagem de Lages se viu alterada, jovens e adultos que caminhavam com seus cases nas costas ou mãos. Viu-se nosso povo tendo acesso gratuito à cultura e a música de qualidade. Respirou-se música por todos os cantos, praças, lojas, bares, restaurantes, hotéis. Foram bolsistas, professores e músicos que vieram de várias partes do país e do exterior para Lages com um único objetivo: vivenciar música clássica.

    É só fechar os olhos e ainda é possível sentir o que Lages pode ouvir de 10 a 22 de julho. Ouvir, de fora para dentro e de dentro para fora. Instituto José Paschoal Baggio e demais realizadores do evento podem respirar aliviados, assim como em todos os finais de concertos, hoje merecem os aplausos.

    Que nas páginas deste caderno você possa, assim como nós, sentir um pouco da emoção que foi a quinta edição.

    Bravo Lages, muito muitíssimo obrigado!

    Voltar ao topo
  • 7ª edição do Caderno WhatsUp? O que acontece?

    Já dá para sentir o cheirinho de férias né? E para alegrar sua amada e querida “época de não fazer nada”, aqui vai a última edição do Caderno Jovem deste ano.

    São dezesseis páginas de assuntos muito legais, como o Universo Nerd que tem o objetivo de mostrar o que as pessoas ditas “nerds” gostam, e ainda trazer a diferença de: Nerds Gamers, Otakus e os Hipsters. Não entendeu do que estamos falando? Então confere agora a página quatro.

    Leia mais →

    E para polemizar, ou não, o CJ também trouxe um texto falando sobre a história do feminismo, você sabe explicar qual sua origem e por que surgiu esse movimento? Se a resposta for não, então confere a página 7 e conheça mais sobre o tema.

    E para finalizar 2016, vamos descobrir quais as músicas mais tocadas no ano? Na página 16 você vai sair cantando, com certeza!

    Bom fim de ano galeraaaaa, cuidado com as festinhas, okay? Abraço de toda a equipe do caderno Whats Up? e equipe do Instituto José Paschoal Baggio, que juntamente com o Governo do Estado de Santa Catarina oportunizou mais esse projeto para os jovens da Serra Catarinense. #lertransforma

    Clique agora em conferir e divirta-se.




    Voltar ao topo
  • 6ª edição do Caderno WhatsUp? O que acontece?

    Quem aqui vive sem internet?

    Sem estar conectado pelo menos nas horas vagas do dia? O caderno Whats Up traz conteúdo falando sobre esse mundo de viver sem conexão. E por falar em “conectar”, tem uma galerinha que adora Anime e assiste pela internet, você sabe o que é isso? Não?

    Leia mais →

    Então, vemmmmm ler o que a estudante Kimberly escreveu sobre esse assunto. É tanta coisa que não dá para ficar dando spoiler por aqui.

    Clique agora em conferir e divirta-se.




    Voltar ao topo
  • 5ª edição do Caderno WhatsUp? O que acontece?

    Quem diria que esse ano o caderno jovem iria voltar, né? Bom, estamos aqui a miiiiil pelo Brasil! Esta quinta edição conta com novos participantes, mas também alguns veteranos na produção, afinal, precisamos de jovens experientes para produzir rápido esse conteúdo, mas em alta qualidade e, ainda, auxiliar os mais novos nessa vibe.

    Leia mais →

    Como de costume, aqui você vai ler sobre diversos assuntos, envolvendo o máximo de pessoas. Quem aqui curte uma música clássica, como Janis Joplin? Ou ainda se deixa levar pela tecnologia e usa aplicativos como o Musical.ly? Não poderíamos deixar a febre dos games de lado, afinal eles estão presentes no nosso dia a dia, mesmo que indiretamente.

    O projeto é desenvolvido pelo Instituto José Paschoal Baggio, através do programa Lendo e Relendo em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina que aposta cada vez mais nos jovens da Serra Catarinense.

    Vamos curtir essa leitura?




    Voltar ao topo
  • Bioma Mata Atlântica Educação Ambiental

    O tema dessa cartilha é a importância da educação Ambiental, teoria e prática com ênfase na preservação da Mata Atlântica. De que forma nós, seres humanos, podemos auxiliar na preservação e na recuperação do meio ambiente, além de se beneficiar positivamente dos recursos dele? O que não está claro para boa parte da população é que o meio ambiente é nosso, vivemos com ele, não dele.

    Leia mais →

    O futuro da Mata Atlântica não é nada promissor, e depende da união e da sensibilização de todos os seus dependentes para que ela não acabe de vez. Santa Catarina tem uma extensão territorial de 95.985 km2 e está totalmente inserido no bioma Mata Atlântica. Até o final do século xx, menos de 5% da floresta havia sido destruída, mas hoje restam apenas 17,46% de mata, ou seja, apenas 1.662.000 hectares preservados.

    Mesmo as florestas contribuindo para a preservação dos mananciais, para a regularização climática, para a qualidade de vida do ser humano, esse ainda insiste em destruí-las.




    Voltar ao topo
  • Lages Vive 4º Festival Internacional Música na Serra

    Poderia ser somente mais um evento em Lages/SC, mas não foi...

    O 4º Festival Internacional Música na Serra deixou de ser um evento, já na sua primeira edição, pois vai muito além, agrega conhecimento, cultura, relacionamento, amizade, companheirismo e competência. São valores universais e que não têm preço.

    Certo é que o festival veio para fi car. Está solidificado e carregado de energias que entusiasmam as pessoas, dando acessibilidade a todos para participarem. As parcerias estabelecidas são o grande alicerce para o desenvolvimento de todas as atividades e proporcionaram que o festival chegasse àqueles que, de outra forma, não teriam possibilidade de participar, seja porque estão em asilos ou hospitais.

    Leia mais →

    Recebemos pessoas de várias partes da região, estado, país e do exterior. Alguns vieram como estudantes de música buscando aperfeiçoamento em suas técnicas, outros como plateia, apreciadores da música clássica. Ganhamos espaço no mundo da música nas diversas mídias, por meio de mensagens, telefonemas, redes sociais e tantos outros meios de comunicação e divulgação que não ficamos sabendo. E, tudo isso, merece um grande aplauso.

    Agradecemos de coração a todos que prestigiaram o festival, uma conquista de sucesso para a nossa cidade e região.

    Para 2017, teremos novidades não só na música, mas na arte como um todo. O Instituto José Paschoal Baggio tem como propósito a difusão da cultura e a democratização de acesso ao conhecimento para os cidadãos da Serra Catarinense.

    Colaboração Edite Moraes - Diretora executiva do Festival Internacional Música na Serra




    Voltar ao topo
  • 4ª edição do Caderno WhatsUp? O que acontece?

    E aí, como foi a experiência com o caderno jovem? Estamos na 4ª e última edição de 2015. O caderno What’s Up? O que acontece? é produzido por estudantes de escolas estaduais de Lages e região. É uma realização do Instituto José Paschoal Baggio (IJPB) por meio da parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina.

    Leia mais →

    Veja nesta edição. O que você faria se tivesse um dinheiro guardado neste fim de ano? Mas, antes de ter é preciso economizar! Aqui você vai encontrar algumas dicas de como economizar sem prejudicar sua vida financeira. Sabe aquela roupa velha que está no seu guarda-roupa há alguns meses, ou até anos? As meninas sabem bem o que é isso. A customização de algumas peças pode ser a solução para seus problemas. Corre conferir!

    Fim de ano é de FESTAAAA! Por isso, trouxemos alguns looks alternativos para os garotos e outros customizados para as garotas. Você pode arrasar de vestido “novo” e de combinações diferentes sem fugir da moda e o melhor, SEM GASTAR MUITO $$$. Vem com a gente nesse embalo, não esqueça de fazer muita festa em 2016, mas claro, com muita responsabilidade.




    Voltar ao topo
  • 3ª edição do Caderno WhatsUp? O que acontece?

    Ocaderno What’s Up? O que acontece? está mais alegre e colorido, prontinho para aproximar o jovem da leitura. É uma realização do Instituto José Paschoal Baggio (IJPB) por meio do programa Lendo e Relendo. Nesta edição, trazemos alguns looks para a galera que curte estilos diferentes e com preços acessíveis. Pois se vestir bem, não quer dizer gastar horrores de $$. Quem aqui tem hora marcada na “agenda” para ver seriados?


    Leia mais →

    Vamos falar sobre algumas séries de sucesso que prendem a atenção do público jovem e são DA HORA. Falando em Da Hora, a coluna social traz alguns clicks das escolas que estão participando da produção deste caderno. Quer ver a sua fotinho aqui? Entre em contato com os estudantes participantes da sua escola. E, para fecharmos com muito “HMMMMMMMMM”... Uma receita deliciosa e fácil de fazer na última página do Whats Up? O que acontece?




    Voltar ao topo
  • 2ª edição do Caderno WhatsUp? O que acontece?

    Esta é a segunda edição do Caderno WhatsUp? O que acontece?, produzido pelo Instituto José Paschoal Baggio (IJPB) juntamente com 23 estudantes da rede estadual de ensino.

    A galera sempre está falando gírias, algumas comuns aos ouvidos adultos, outras nem tanto, então, nesta edição, trouxemos um pouco do vocabulário jovem para que você não cometa nenhuma pisada.


    Leia mais →

    Agora para os sonhadores, como é ser um fuzileiro naval? Esse é um sonho profissional de uma garota “doce” chamada Ana Flávia, e que vamos partilhar para que mais jovens possam se identificar sem sair de baia.

    E tem muito mais... Fique com a gente e se conecte com o mundo do jovem para o jovem.




    Voltar ao topo
  • Caderno Jovem

    Este nada mais é do que um material impresso escrito por jovens para outros milhares de jovens. Mas afinal, quem são os protagonistas desse caderno? A galerinha da geração Y, antenada nos acontecimentos da sua escola, cidade, Brasil e até mesmo do mundo. São estudantes de 11 escolas, uma de Otacílio Costa, e as outras dez estão distribuídas pelos bairros de Lages. Os assuntos que aqui estão são destinados a essa faixa etária que curte algumas coisas “diferentes”, principalmente gírias, não é turma?

    O caderno WhatsUp? O que acontece? Recebeu este nome devido à forma como os jovens se comunicam atualmente, e também porque utilizam o aplicativo WhatsApp para partilhar o que será pautado em cada edição.


    Leia mais →

    Toda essa energia e interesse por conteúdos conectados serão publicados em quatro cadernos este ano. Vishh, já pensou essa garotada trabalhando em cima de uma mídia, que mais de 35 mil pessoas irão visualizar? É isso mesmo... Essa é a média feita pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ), cada exemplar impresso é lido por cerca de cinco pessoas no dia. Assusta um pouco? Que nada! Muita coisa nova está por vir. Esse projeto está sendo desenvolvido pelo Instituto José Paschoal Baggio (IJPB) por meio do Programa Lendo e Relendo, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina.




    Voltar ao topo

E-mail: ijpb@institutojpb.org.br | Rua Coronel Córdova, 84 – Centro | 88502-000 Lages, SC - Brasil | Fone: 55 49 3221-3377
Todos os direitos reservados ao IJPB