Lendo e Relendo com o Correio Lageano - Instituto José Paschoal Baggio

Programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano

Lendo e Relendo com o Correio Lageano

É um programa de educação que beneficia professores, estudantes e comunidade escolar por meio do jornal impresso. Teve seu início no dia 18 de agosto de 2004, e atende a região da Serra Catarinense.

O programa tem por objetivos incentivar a leitura através da utilização do jornal em sala de aula; oferecer um recurso pedagógico inovador; estimular o gosto pela leitura e formação crítica; promover a participação na vida em sociedade e a capacidade de resolver problemas.

Através do programa há a oportunidade de estar em contato diário com uma ferramenta pedagógica e de comunicação, o jornal Correio Lageano. Com isso, o acesso ao jornal impresso transpõe os muros da escola chegando até as casas dos educandos, contribuindo para a formação de uma sociedade mais leitora e crítica

Números do programa

Atualmente atende 77 escolas em oito municípios, entre elas estaduais, municipais, particulares e instituições. Abrange diretamente cerca de 17,9 mil estudantes, 1,9 mil educadores.

Atividades realizadas

O programa oferece muitas formas de preparar o educador para utilizar o jornal em sala de aula e instigar o aluno a produzir sem pressão.

Oficinas pedagógicas

Periodicamente o programa reúne os professores e realiza oficinas que objetivam a formação continuada para o uso do jornal em sala de aula. Além dos encontros na sede do IJPB, o Programa também vai à escola, participando em paradas pedagógicas, reunião de pais e realizando atividades com os educandos. Também oferece formação continuada aos educadores participantes por meio de cursos e seminários. Estes encontros são pautados no incentivo a leitura, formação de leitores por meio da utilização do jornal e das mídias em sala de aula.

Atividade Lendo e Relendo com o Correio Lageano

Acompanhamento Pedagógico

O acompanhamento pedagógico é um diferencial significativo, é oferecido um atendimento personalizado e que atinge as necessidades do grupo escolar. Assim, periodicamente o programa visita as escolas acompanhando e avaliando o andamento das ações, contribuindo para a melhoria da práxis.

Coluna “O que os estudantes pensam”

Diariamente no Correio Lageano, há uma coluna intitulada “O que os estudantes pensam”, este espaço é utilizado para mobilizar a opinião crítica dos educandos e também estimular a escrita. Os textos produzidos em sala de aula, transpõe a escola e são lidos por todos os leitores do CL, fortalecendo a real função da escrita, de escrever para alguém, e não somente para que o professor dê nota. Através deste espaço, a família sente-se valorizada ao ver o texto de seu filho publicado.

Lendo e Relendo no Parque

O evento acontece uma vez ao ano e reúne crianças, educadores, familiares, voluntários e empresas. Tem como objetivo a integração social das escolas participantes do Programa, a troca de experiências, lazer e oportunidade de convivência com outros grupos e atividades socioeducativas em um único dia.

Atividade Lendo e Relendo com o Correio Lageano

Maratona do Conhecimento - Estudante Repórter

A Maratona do Conhecimento é um concurso promovido durante o ano, o objetivo é incentivar a leitura e escrita por meio das notícias e reportagens divulgadas no Correio Lageano. Incentiva o protagonismo estudantil, por meio da produção de jornais escolares, charges e crônicas.

Seminário “Lendo e Relendo”

O seminário é direcionado a comunidade escolar e grupos relacionados à comunicação. Tem como objetivo transformar o ambiente educacional em uma grande rede comunicativa e socializar a aprendizagem. Oportuniza a reflexão do uso das mídias na educação, focando no incentivo e formação de leitores.

Visitas ao Jornal

As escolas agendam visitas para conhecer o funcionamento do jornal. A partir das visitas os estudantes valorizam ainda mais o jornal que chega à escola. Um profissional do IJPB guia todo o percurso explicando cada função e trabalho realizado até a informação estar impressa. Ao final das visitas são entregues brindes e materiais especiais aos visitantes.

Para saber mais acesse o nosso blog: http://lendoerelendocl.blogspot.com


A 10ª edição do Lendo e Relendo no Parque aconteceu no Parque de Exposições Conta Dinheiro e reuniu mais de sete mil pessoas entre professores, estudantes e colaboradores. Assista nosso vídeo: