Relatório Social - Instituto José Paschoal Baggio

Navegue por aqui:

2011 2012 2013 2014 2015 2016
  • Relatório Social 2016

    O ano de 2016 foi desafiador. O cenário desfavorável e a crise econômica afetando a muitos. Porém, com criatividade, ousadia e inovação, os obstáculos foram superados e conseguimos gerar impacto com nossas ações sociais. Acreditamos que valores e princípios éticos nos dão condições de transpor as dificuldades quando elas parecem intransponíveis.


    Leia mais →

    Dentro deste contexto buscamos ressignificar o trabalho social e sustentável desenvolvido pelo IJPB, aliando as empresas, sociedade e poder público em prol da Serra Catarinense. As atividades realizadas neste período serviram para fortalecer nossa organização e nossas parcerias. Projetos focados em cidadania, educação, cultura e meio ambiente fomentaram as atividades e reafirmaram a importância do voluntariado. Peça chave da nossa missão, pois nosso papel de agente de transformação nos impulsiona a provocar novos pensamentos e atitudes.


    Que você possa, assim como nós, se encantar. Ótima leitura!





    Voltar ao topo
  • Relatório Social 2015

    Desde junho de 2007 o Instituto José Paschoal Baggio (IJPB) tem realizado um conjunto de ações focadas em Responsabilidade Social, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Educação e Cultura. Estas atividades têm objetivos estabelecidos pelo IJPB para a construção do conhecimento dos cidadãos da Serra Catarinense. Ao longo dos anos, fortaleceu laços e consolidou seu crescimento através das parcerias com as empresas.


    Leia mais →

    Levar o jornal como ferramenta pedagógica para a sala de aula, este é o grande diferencial do programa de educação Lendo e Relendo com o Correio Lageano, pois a utilização do jornal traz muitas mudanças na didática do professor. Benefícios que são usufruídos por todos, aproximadamente 90.000 pessoas passam a ter acesso à informação.


    O que você e sua escola têm feito para economizar água? Este foi o desafio lançado em 2015 para as escolas participantes do 7º Selo Escola Protetora do Meio Ambiente. Em 2015, o Selo contou com uma grande parceria, os acadêmicos voluntários do curso de Engenharia Ambiental do CAV/Udesc.


    O Ministério da Cultura e o Instituto José Paschoal Baggio, com direção artística do Maestro Jean Reis, realizaram o 3º Festival Internacional Música na Serra, que promoveu a cultura clássica na cidade durante uma semana, recebendo como devolutiva deste trabalho cerca de 2.700 espectadores em seus concertos, com músicos de renome internacional.


    O IJPB abriu o seu leque de projetos e incluiu em seu portfólio, a publicação de livros por meio do programa de educação Lendo e Relendo com o Correio Lageano. O professor Gilberto Sá, foi o primeiro utilizar-se desta ferramenta com O livro “Os nós da Educação na Contemporaneidade” de sua autoria.


    Somos o elo entre você e a transformação social.




    Voltar ao topo
  • Relatório Social 2014

    Quando paramos para revisar como foi o ano de 2014 para o IJPB, é que nos damos conta das inúmeras ações realizadas e do desenvolvimento de nossos projetos e programas. Foi um ano com muitas comemorações. A realização do 2º Festival Internacional Música na Serra, que se consolida como referência no estado de Santa Catarina. O Programa Lendo e Relendo completou 10 anos, e teve inclusão de 14 novas escolas em cinco municípios e mais 3.400 estudantes. O Seminário 10 anos - Democratizando a Leitura e a Informação foi um sucesso.
    E, também, o ano em que recebemos o Prêmio do Instituto Guga Kuerten na categoria Responsabilidade Ambiental, com a prática do Selo Escola Protetora do Meio Ambiente, ação do programa de educação ambiental Carahá de Cara Nova.


    O Instituto José Paschoal Baggio tem como objetivo o desenvolvimento das pessoas da Serra Catarinense. Em 2014, sua área de abrangência foi ampliada, e agora está inserida também nos municípios de Campo Belo do Sul, Vargem, São José do Cerrito, Abdon Batista e Cerro Negro.


    O Programa Carahá de Cara Nova é desenvolvido desde 2001 e iniciou como uma campanha de preservação do Rio Carahá. Em 2007, com a instituição do IJPB, ele se tornou um Programa focado em trabalhar educação ambiental com as escolas.


    Prêmio IGK do Instituto Guga Kuerten

    Trabalhar com responsabilidade ambiental não é tarefa fácil, mas ao mesmo tempo é muito gratificante, principalmente quando recebemos o reconhecimento que tivemos em 2014, na XII edição do Prêmio IGK do Instituto Guga Kuerten, onde fomos vencedores na categoria Responsabilidade Ambiental, com a prática do Selo Escola Protetora do Meio Ambiente. Motivo de grande orgulho para todos nós! A premiação aconteceu no dia 18 de agosto, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, e contou com a presença de Gustavo Kuerten.


    Leia mais →

    Desde 2009, a principal atividade do Programa é o Selo Escola Protetora do Meio Ambiente, que em 2014 esteve na 6ª edição. O tema abordado este ano foi: O que minha escola faz pelo Meio Ambiente? E das 20 escolas inscritas, 14 foram comtempladas. Sendo oito na categoria Selo e seis na categoria Troféu.


    Categoria Selo: CEIM Chapeuzinho Vermelho; CEIM Leonina Rodrigues da Costa; CEIM Profª Rosvita Lima Borges; EBM Pedro Álvares Cabral; EEB Visconde de Cairú; EMEB Dom Daniel; EMEB Hermínio Pinheiro Júnior; SESI Escola. Categoria Troféu: EEB São Judas; EMEB Belizária Rodrigues; EMEB Izidoro Marin; EMEB Oscar Schweitzer; EMEB Santa Helena; Sesc Escola.


    Selo Escola Protetora do Meio Ambiente

    Destacamos, ainda, a importância dos professores, estudantes e comunidade escolar na conquista do Prêmio IGK, fundamentais nessa conquista. Assim, em forma de reconhecimento, tivemos neste ano uma premiação surpresa para os professores coordenadores nas escolas: uma viagem de estudos a Florianópolis para conhecer o Instituto Çarakura e o Projeto Tamar, realizada em novembro, com 27 participantes.


    Lendo e Relendo

    Lendo e Relendo é um programa jornal e educação de excelência, vinculado à Associação Nacional de Jornais (ANJ), que beneficia professores, estudantes e comunidade escolar, os quais têm a oportunidade de estarem em contato diário com esta ferramenta pedagógica e de comunicação, que é o jornal. O acesso ao jornal impresso transpõe os muros da escola, chegando até as casas dos educandos, contribuindo para a formação de uma sociedade mais leitora e crítica.
    Atividades realizadas: Oficinas pedagógicas; Assinatura do Correio Lageano para as escolas; Malote semanal de jornais para uso pedagógico; Coluna “O que os estudantes pensam”; Informativo quinzenal Lendo e Relendo; Concurso Maratona do Conhecimento - Estudante Repórter; Lendo e Relendo no Parque; Seminário “Democratizando a leitura e a informação”.


    Em 2014, o programa Lendo e Relendo completou dez anos e durante este ano distribuiu mais de 1 milhão de jornais para uso em sala de aula, proporcionando o acesso a informação para 100 mil estudantes e 10 mil professores utilizaram o jornal na sala de aula.


    Em 2014, atendeu 8 municípios: Lages; Correia Pinto; Otacílio Costa; São José do Cerrito; Campo Belo do Sul; Cerro Negro e Vargem, teve 16.800 estudantes, 1268 professores e 51 escolas. No informativo do Lendo e Relendo tivemos 16 mil exemplares distribuídos. Nas oficinas pedagógicas tivemos 500 professores formados em como utilizar o jornal em sala de aula.


    O Lendo e Relendo no Parque já é um evento de referência na Serra Catarinense e em todo o estado de Santa Catarina. Envolve mais de sete mil pessoas em uma tarde de sol, alegria, diversão, e, principalmente, de muita parceria.


    Este ano, o diferencial do evento foi a comemoração de uma década da utilização do jornal em Sala de Aula onde foram distribuído as fatias de um bolo de chocolate aos participantes.


    Maratona do Conhecimento - Estudante Repórter

    O concurso Maratona do Conhecimento - Estudante Repórter foi a principal contribuição deste concurso, resultado de oito meses de trabalho, em que os estudantes protagonizaram a produção de conteúdos que não se limitaram aos muros da escola. As escolas formaram pequenas redações, compostas por estudantes e professores. O desafio foi elaborar um jornal pensando no logotipo, editorias, notícias, reportagens, entrevistas, anúncios e charges. Envolveu 10 escolas, 20 professores e 40 estudantes.


    Como premiação, foram a Curitiba para conhecer o GRPCom - Grupo Paranaense de Comunicação. Vivenciaram o dia a dia de uma redação de jornal impresso, os bastidores dos programas de televisão e participaram ao vivo de um programa de rádio.


    O seminário “Dez anos democratizando a leitura e a informação”, realizado nos dias 23 e 24, no Salão de Atos da Uniplac, foi um sucesso, e oportunizou reflexões importantes para a transformação do ambiente educacional em uma grande rede comunicativa e de aprendizagem.


    Sala de Leitura – Gostar de Aprender

    A Sala de Leitura – Gostar de Aprender faz com que estudantes sejam incentivados a gostar de ler de uma forma envolvente, e que assim possam embarcar no fantástico mundo da leitura. É um projeto de educação não formal de fomento e incentivo à leitura, e tem como foco prioritário crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos. Este ano envolveu 70 crianças e 2 voluntários.


    2º Festival Internacional Música na Serra

    Lages, pelo segundo ano consecutivo, se consolidou como centro musical, recebendo um dos mais importantes circuitos de música erudita do país: o 2º Festival Internacional Música na Serra. O evento trouxe a Lages nomes consagrados da música clássica internacional, proporcionando aos diferentes públicos uma verdadeira imersão cultural. Para os estudantes e profissionais da música, oportunizou o aperfeiçoamento musical. Para a comunidade da Serra Catarinense, concertos gratuitos e também o contato musical às crianças, adolescentes e jovens de projetos sociais, idosos em asilos e pacientes de hospitais.


    O Festival envolveu um público de cerca de 1.500 pessoas, 85 bolsistas, 11 professores, 11 concertos e 35 oficinas.


    projeto Som e Arte

    Com início em 2009, o projeto Som e Arte tem como objetivo a inclusão social através da música, oportunizando além do ensino da música a formação pessoal, cultural, social e cidadã dos participantes. Nesses anos, o projeto já esteve em oito municípios da Serra Catarinense: Lages, São Joaquim, Bom Retiro, Cerro Negro, Urubici, Rio Rufino, Bom Jardim da Serra e Cerro Negro. Em 2014, uma parceria entre o Instituto José Paschoal Baggio, Conselho da Comunidade de Campo Belo do Sul e Secretaria de Assistência Social de Cerro Negro, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), promoveram o projeto Som e Arte para mais de 60 crianças e adolescentes de baixa renda. As aulas de música aconteciam semanalmente, e a professora, Daiane dos Anjos, licenciada em Música, trabalhou as modalidades de: teclado, flauta-doce, violão, violino e canto-coral.


    Salão do Livro da Serra Catarinense

    O Instituto também foi parceiro de ações parceiras, II Margem Limpa Rio Carahá, Seminário Regional de Meio Ambiente, Semana Ambiental de Lages, Campanha de Preservação do Patrimônio Público e Salão do Livro da Serra Catarinense.




    Voltar ao topo
  • Relatório Social 2013

    Em 2013 o Instituto José Paschoal Baggio obteve o registro da Lei de utilidade pública federal, concedida em 14 de agosto. Ousou ao realizar o I Festival Internacional Música na Serra, trazendo músicos consagrados internacionalmente a Lages. Este foi o primeiro projeto aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.


    Mentes Livres
    Mentes Livres 2013 O Projeto Mentes Livres, iniciou na Penitenciária da Região de Curitibanos, através de parceria com o Conselho da Comunidade de Curitibanos, onde envolveu cerca de 150 reeducandos, 12.264 horas de leitura, 1.022 dias remidos e mais de 63 mil economizados aos cofres públicos. A iniciativa contribuiu com significativa melhoria para qualidade do sono, convivência entre companheiros de cela e agentes prisionais, mudança de vida e interesse em continuar os estudos.


    Som e Arte
    Som e Arte 2013 Com o objetivo de promover a inclusão social através da música, desde 2009 o projeto tem realizado várias ações. Em 2013, atendeu seis municípios da Serra: Lages, São Joaquim, Bom Retiro, Urubici, Rio Rufino e Bom Jardim da Serra. Trabalhou as modalidades de violão popular, instrumentos de sopro, flauta doce, canto coral e cordas clássicas, as aulas oportunizaram além do ensino da música a formação pessoal, cultural, social e formação cidadã dos participantes. Envolveu 5 professores e mais de 300 alunos no projeto.


    Leia mais →

    Carahá de Cara Nova
    Carahá de Cara Nova - Como conviver com os animais O Programa Carahá de Cara Nova é voltado à conscientização do Meio Ambiente. Criado em 2001, o Programa se originou da campanha “Carahá de Cara Nova”, que objetivava colocar em discussão permanente a necessidade de preservar o Meio Ambiente elegendo como bandeira e símbolo desta iniciativa o Rio Carahá, que tem aproximadamente sete quilômetros de extensão e percorre toda a cidade de Lages - SC. Através da premiação Selo Escola Protetora do Meio Ambiente, busca reconhecer os trabalhos de educação ambiental realizados pelas escolas da região serrana. Em 2013 o tema abordado pelo Selo foi a proteção e a promoção da saúde da população, tendo como título “Como conviver com os animais” e, para obter um bom resultado, aconteceu a parceria com o Centro de Controle de Zoonoses de Lages, que foi fundamental para as atividades previstas no regulamento. Escolas comtempladas com o Selo: Centro de Educação Freinet, Irmandade Nossa Senhora das Graças e SESC Escola Lages. Escolas comtempladas com o troféu CEAB Jean Piaget, CEIM Profª Valéria Guimarães Góss, EEB São Judas, EMEB Izidoro Marin, EMEB Nossa Senhora da Penha, EMEB Oscar Schweitzer, EMEB Profª Belizária Rodrigues, EMEB Profª Fausta Rath e EMEB Santa Helena.


    Lendo e Relendo com o Correio Lageano
    Lendo e Relendo com o Correio Lageano 2013 Levar o jornal para a sala de aula como suporte pedagógico de incentivo a leitura e que aproxima os educandos da realidade que os cercam é o foco principal do Programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano. O trabalho do jornal e educação desenvolvidos pelo Programa Lendo e Relendo tem alcançado diversos resultados positivos, a escola e a família não abrem mão do Correio Lageano de cada dia. Estes resultados podem ser comprovados pela pesquisa anual de satisfação.


    Lendo e Relendo com o Correio Lageano nas escolas

    Em 2013, 15 mil estudantes tiveram acesso à informação e o direito de expressar seu pensamento e opiniões, 1.2 mil educadores utilizam o jornal em seu cotidiano e prática pedagógica e 3 mil familiares tem o contato com a leitura e informação indiretamente. Foram também distribuídos 111.602 jornais do Correio Lageano nas escolas, 130.544 Informativos Lendo e Relendo distribuídos com 25 edições e 400 páginas. O Programa Lendo e Relendo teve em 2013 como empresas parceiras a Klabin, a Tractebel Energia e a Prefeitura de Lages.


    Durante o ano várias escolas estiveram visitando o jornal e conhecendo o funcionamento do Correio Lageano, atendemos mais de 350 estudantes de 11 escolas. Já no blog do programa, com uma média de 5 mil visualizações por mês, os envolvidos puderam acompanhar notícias, artigos e assuntos interessantes sobre leitura, educação, comunicação, entre outros.


    Periodicamente o Programa realiza oficinas pedagógicas com o tema o uso do jornal em sala de aula para professores, estudantes e até mesmo para as famílias. Em 2013 mais de 150 educadores participaram destas formações.


    Lendo e Relendo no Parque é uma atividade socioeducativa

    O Lendo e Relendo no Parque é uma atividade socioeducativa realizada há oito anos pelo Programa. Reúne todas as escolas inscritas no Lendo e Relendo em um dia de atividades de cidadania, meio ambiente, brincadeiras e diversão. É uma oportunidade única na vida da maioria das crianças. Teve mais de 7 mil participantes, 32 escolas, 50 empresas parceiras, 200 voluntários, 80 brinquedos, 40 toneladas em equipamentos, 3 mil litros de refrigerante e 37 mil lanches.


    concurso Maratona do Conhecimento

    O concurso Maratona do Conhecimento desafiou os estudantes a produzirem matérias jornalísticas que foram veiculadas no jornal impresso, portal CLMais, blog e Facebook do programa. Foram 9 meses de duração do concurso, com 66 estudantes, 11 escolas, mais de 300 matérias recebidas, 12 temas abordados. Os destaques foram contemplados com uma viagem a Ponta Grossa- PR para conhecer o Jornal da Manhã e o Projeto Vamos Ler. O objetivo principal da premiação foi oportunizar o intercâmbio entre os jornais e também dos programas jornal e educação.


    Sala de Leitura

    O objetivo principal da Sala de Leitura é criar situações que motivem os educandos a gostarem de ler. O princípio de trabalho é o lúdico, pois, é no momento de brincadeira que as crianças ampliam suas habilidades, constroem sua identidade e autonomia. Outro diferencial é a oportunidade de voluntariado. Em 2013 o projeto contou com voluntários do ensino médio do Colégio Santa Rosa de Lima, envolvendo 4 voluntários, 77 estudantes, 240 encontros e 320 horas/aula.


    Festival Internacional Música na Serra

    Festival Internacional Música na Serra 2013

    O Instituto José Paschoal Baggio realizou, em julho de 2013, o primeiro Festival Internacional Música na Serra, realizando oficinas diárias para instrumentos de cordas (Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo e Piano), prática de orquestra e de música de câmara, bem como duas séries de concertos diários, realizados por artistas e estudantes, nacionais e internacionais.


    Sala de Leitura

    A série mais importante realizou concertos noturnos diários, apresentados pelos professores, artistas convidados e pela orquestra de cordas do festival, atingindo um público estimado de 5 mil pessoas. Já a segunda série de “Concertos Acadêmicos”, aconteceram durante os finais de tarde, realizados pelos estudantes do festival. Ao total foram realizados 11 concertos, todos com entrada franca.
    O Festival Internacional Música na Serra ofereceu 20 bolsas integrais para estudantes de fora da cidade de Lages. Dentre os professores destacamos: Alejandro Drago (ARG/EUA); Carmelo de Los Santos (BRA/EUA); Ney Fialkov (Brasil/RS); Viktor Uzur (YUG/EUA); Marcos Machado (BRA/EUA); Jean Reis Maestro e Diretor Artístico (BRA/EUA).


    Voltar ao topo
  • Relatório Social 2012

    Mentes Livres
    É um projeto de Educação Carcerária com foco na leitura. Iniciou como piloto em 2009 na Cadeia Pública de Anita Garibaldi e em 2012 entrou em processo de expansão para Penitenciária da Região de Curitibanos. Com a leitura de jornais, revistas e livros o projeto visa dar continuidade à educação regular dos detentos. Em 2012 atendeu atendeu 8 reeducandos, 36 meses e 320 horas de leitura.


    Som e Arte 2012

    Som e Arte
    Em 2012, aconteceu nas cidades de: Lages, São Joaquim, Bom Retiro, Urubici, Rio Rufino e Bom Jardim da Serra com as modalidades de: violão popular, sopro, flauta doce, canto coral e cordas clássicas. Participaram: 300 estudantes, 5 professores e 6 municípios.


    Festival de Cultura Som e Arte
    Festival de Cultura Som e Arte 2012 Inicialmente, o festival acontecia em apenas uma tarde cultural, porém com a demanda de talentos, em 2012 ele passou a ser dividido em três dias, um para cada modalidade artística. Surgio o “Festival de Cultura Som e Arte”, fazendo referência ao projeto já realizado pelo Instituto. Em Lages, o Projeto Som e Arte começou como piloto no ano de 2009, trabalhando inicialmente na EEB Jorge Augusto, EEB Melvin Jones, EMEB Nossa Senhora da Penha e CRENSA - Centro de Reabilitação Nossa Senhora Aparecida. Em 2012 grupos destas instituições abriram as três noites de espetáculos. O festival contou com 36 apresentações, 599 inscritos, 4.320 público e 6 palestras. Foram entregues 105 medalhas e 15 troféus.


    Leia mais →

    Carahá de Cara Nova
    Programa Carahá de Cara Nova 2012 O Programa Carahá de Cara Nova consiste em trabalhar a conscientização ambiental nas escolas. É o reconhecimento às escolas que realizam trabalhos voltados ao Meio Ambiente. A principal atividade do Programa é o Selo Escola Protetora do Meio Ambiente que em 2012 teve como tema: Prevenir e Coibir atos de vandalismo contra o patrimônio público. Uma importante ferramenta de comunicação lançada em 2012 foi o blog Carahá de Carahá Nova que proporcionou maior integração e divulgação entre as escolas e o programa.


    Escolas que receberam o Selo: ALAM – Associação Lageana de Assistência ao Menor, CEIM Profª Valéria Guimarães Góss, EMEB Bom Jesus, EMEB Nicanor Rodrigues Goulart, EEB Elza Deeke. Escolas que receberam o troféu: EMEB Nossa Senhora da Penha, CEIM Nelson Martins, EEB São Judas Tadeu, EMEB Profª Belizária Rodrigues, EMEB Profª Fausta Rath, EMEB Izidoro Marin e EMEB Santa Helena.


    Lendo e Relendo
    Lendo e Relendo é um Programa de Jornal e Educação O Lendo e Relendo é um Programa de Jornal e Educação que leva para as salas de aula o Correio Lageano. Em 2012 completou oito anos. Durante o último ano contribuiu para a formação leitora de mais de 15 mil estudantes, os quais tiveram a oportunidade de ver seus textos e ações no informativo Lendo e Relendo. Fazer com que as crianças, jovens e até mesmo adultos gostem de ler é o maior desafio do programa, pois o objetivo principal é incentivar a leitura através das informações apresentadas no jornal.
    Em 2012, 123.287 exemplares foram distribuídos do Jornal Correio Lageano para as escolas participantes do Programa. Do informativo Lendo e Relendo foram 137.104 distribuídos. Na coluna o que os estudantes pensam tivemos 1.160 textos publicados. Também, 12 oficinas com 673 participantes realizadas entre professores e estudantes. No blog do programa um total de 51.729 visualizações e 119 postagens. Da Maratona do Conhecimento participaram 120 estudantes, 18 selecionados e 3 comtemplados com tablet, camiseta, livros, e assinaturas de jornal.


    Tractebel Energia que fez a doação de mudas de árvores

    Neste ano, também tivemos a realização do Seminário Educadores: Educados ou não? Foi realizado tendo como palestrante o psicólogo, Clécio Carlos Gomes, 84 profissionais da área da educação participaram. O Lendo e Relendo no Parque, foi realizado para 7 mil pessoas envolveu, mais de 40 toneladas de equipamentos, 60 brinquedos, 50 empresas envolvidas, 200 voluntários e 35 mil lanches distribuídos. A sala de leitura Gostar de Aprender, contou com a participação de 2 escolas, 50 estudantes, promovendo 120 encontros.
    Meninas Cantoras da Klabin Além de nossos projetos o IJPB foi parceiro de outras atividades sendo: apresentação do coral Meninas Cantoras da Klabin promoção da Klabin teve um coral composto por 70 meninas apresentaram o espetáculo “A força da voz brasileira: uma homenagem aos 70 anos de Milton Nascimento” lotando o Teatro Marajoara com um público de 1.060 pessoas. Iniciamos parceria com a Fundação de Esportes com o clube do Xadrez disponibilizando espaço para treinos e aulas. Outra parceria importante com a Klabin se estabeleceu para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. As escolas estaduais e municipais receberam cartilhas “Atitudes que embalam o Futuro” com material pedagógico a serem utilizadas pelos professores em sala de aula.


    Tractebel Energia que fez a doação de mudas de árvores

    Já em comemoração ao Dia da Árvore, firmamos parceria com a empresa Tractebel Energia que fez a doação de mudas de árvores nativas para as escolas participantes do Selo Escola Protetora do Meio Ambiente.


    Em parceria com a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha e do Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina – MTG/SC realizamos o concurso de poesias da Semana Farroupilha. Uma parceria entre o Instituto José Paschoal Baggio, Rádio 101 FM e SuperAuto Ford, proporcionou um Natal mais feliz para a comunidade da EEB Visconde de Cairú. Ao todo foram presenteadas 237 crianças da faixa etária de 6 a 12 anos. Juntamente com o Correio Lageano, apoiamos a Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages – CDL na entrega dos presentes de natal da Árvore dos Desejos.

    Voltar ao topo
  • Relatório Social 2011

    O Instituto José Paschoal Baggio tem por objetivo realizar ações de Educação, Cultura, Esporte, Empreendedorismo e Educação Ambiental. Apoia outras organizações em atividades educacionais e culturais promovendo a cidadania, oferecendo informação e o conhecimento aos grupos participantes deste processo de inclusão e socialização.


    O Programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano oferece as crianças, jovens, adultos o desafio de gostar de ler. Tivemos 120.000 jornais distribuídos gratuitamente nas escolas do Programa e 100.000 Informativos Lendo e Relendo. Com as visitas ao jornal mais de 400 estudantes passaram pelo Correio Lageano.

    Lendo e Relendo com o Correio Lageano atividades 2011

    Nos encontros e formação docente foram mais de 60 horas de atividade, 400 professores, 10 palestrantes e 30 escolas envolvidas.
    Destaque para o curso de inclusão, que teve como objetivo subsidiar o trabalho pedagógico abordando diversificados temas de Inclusão Social na atualidade.
    Participação no VIII COI - Congresso das Licenciaturas da Uniplac realizando a oficina “O jornal na sala de aula”.
    Lendo e Relendo no parque 2011 Sétimo ano do Lendo e Relendo no Parque com 7 mil participantes, 200 voluntários, 13 apresentações de palco, 10 atividades socioeducativas e 45 brinquedos.

    Leia mais →

    Em 2011, realizamos o Festival de Cultura que aconteceu no Teatro Marajoara, totalizando 6 horas de apresentações com 320 talentos no palco e mais de 800 espectadores.
    Em parceria com o Colégio Bom Jesus atividades de integração entre os educandos da rede pública com os da rede privada foram realizadas, com o objetivo de promover a participação social por meio de atividades lúdicas e dinâmicas. Participaram desta atividade mais de 200 estudantes.
    De 19 a 25 de setembro de 2011 aconteceu a 4ª edição da Bienal do Livro de Santa Catarina, em Lages onde promovemos o Desafio Literário com o tema escritores lageanos. Também foi o ano de criação do Facebook e Blog do Programa Lendo e Relendo para maior interação com a comunidade.


    Troféu Carahá de Cara Nova 2011

    Em 2011, o Programa Carahá de Cara Nova completou, 10 anos. O que se iniciou com uma campanha de sensibilização e proteção do rio Carahá, tornou-se pauta de discussão permanente. Dentre as principais atividades em 2011 tivemos: Pesquisa aplicada a comunidade sobre Lixo e Coleta Seletiva e Produção de Cartilha. Foram 08 projetos premiados: 3 com o troféu e 5 com o Selo. Sendo Selo: EMEB Izidoro Marin, EMEB Frei Bernardino, EMEB Oscar Schweitzer, EMEB Profª Belizária Rodrigues, EMEB Profª Fausta Rath. E o troféu: EMEB Nossa Senhora Da Penha, CEIM Nelson Martins De Almeida, Centro De Educação Aprender Brincando/ Jean Piaget.


    Apresentação Carahá de Cara Nova 2011

    O projeto Som e Arte – Desenvolvimento Humano através da Música é um programa voltado para a inclusão social. Proporciona aulas teóricas e práticas em vários segmentos musicais. Em 2011, tivemos as participação das seguintes escolas: Escola Melvin Jones, Escola Jorge Augusto, Escola Nossa Senhora da Penha e trabalho de musicoterapia com os internos do Crensa – Centro de Reabilitação Nossa Senhora Aparecida.


    Voltar ao topo

E-mail: ijpb@institutojpb.org.br | Rua Coronel Córdova, 84 – Centro | 88502-000 Lages, SC - Brasil | Fone: 55 49 3221-3377
Todos os direitos reservados ao IJPB