Leitura e informação para uma educação transformadora

  • Abertura

    Experiências Exitosas

  • Geraldo Peçanha

    Doutor em Letras/Literatura
    Ler, escrever e pensar; práticas de desenvolvimento de gosto pelas múltiplas possibilidades de leituras

    Fechar

    Geraldo Peçanha

    Doutor em Letras/Literatura

    Atualmente, além de ser Professor, se ocupa do ofício de escrever livros tanto para crianças como para educadores e, vez ou outra, escreve também livros de autoconhecimento.

    Em 2009 teve seu livro: Eu me chamo Pedro, Você me chama Baleia (Editora Pró-Infanti, 2008), selecionado pela FNLIJ: Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, para fazer parte do catálogo brasileiro da 46th Bologna Children´s Book Fair, Feira do Livro Infantil.

    É Doutor em Letras/Literatura - Área de Concentração em Teoria Literária pela UFSC (2009). Mestre em Letras/Literatura - Área de Concentração - Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2000).

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (1995). Tem experiências de trabalhos internacionais: em 2011 na África, em Moçambique, numa Cooperação Internacional entre Alemanha e Moçambique, onde implantou um Programa de Avaliação em Leitura e Escrita e em 2015 esteve na Bolívia, numa Cooperação Internacional entre Espanha e Bolívia, para onde levou seu projeto de Educação Baseada no Cuidado, no Amparo e no Afeto. É autor de mais de 40 livros e escreve para Jornais e Revistas Educacionais mensalmente.

  • Abertura

  • Anderson Lima

    Alfabetizador Midiático
    O que é educomunicação? Conceitos e práticas

    Fechar

    Anderson Lima

    Alfabetizador Midiático

    É alfabetizador midiático, educador de filosofia com crianças, diretor do filme “Quando sinto que já sei” e idealizador do “Pedal – Pedagogias Alternativas”, um canal de produções audiovisuais sobre educação inovadora. No campo da educomunicação desenvolve, junto ao Projeto Âncora, EMEF Campos Salles e Escola Oficina Pindorama, o “GEMA – Grupo Escola de Mídia Alternativa”, um projeto de jornalismo escolar que visa orientar educandos a construir novas narrativas em seus espaços. Atualmente, escreve para o portal NAMU e ministra oficinas de cinema e vídeo para crianças e jovens em festivais de cinema e no projeto “Mais cultura nas Escolas”.

  • Marcos Mayer

    Publicitário
    Alimentando mentes incríveis: como potencializar o pensamento criativo

    Fechar

    Marcos Mayer

    Publicitário

    Trabalha com comunicação há mais de 20 anos. Já esteve ao lado do marketing nas empresas e na criação nas agências. Mas de uns anos para cá, a publicidade perdeu sua importância relativa para ele.

    Isso quer dizer que não é que ele deixou de gostar da publicidade, mas é que outras coisas aumentaram em importância. Foi quando ficou com vontade de dividir um conteúdo que considera essencial para o desenvolvimento de todos, como indivíduos ou como parte de uma organização. Por isso fala sobre criatividade e sobre diversos temas relacionados, mas sempre com o olhar criativo, diferente.

    Hoje é palestrante, apresenta workshops e promove treinamentos relacionados aos temas: criatividade, liderança, equipes, lógica & raciocínio, design thinking, gamification e storytelling.

    “Tem sido um prazer fazer isso, conhecer pessoas e suas incríveis histórias e levar insights”, relata Marcos Mayer.

  • Apoio:

    Correio Lageano
  • Parceiros:

    Secretaria Municipal da Educação e Prefeitura de Lages
  • Klabin
  • SESC
  • Tractebel Energia
  • Triunfo Rio Canoas
  • Secretaria de Estado da Educação

E-mail: ijpb@institutojpb.org.br | Rua Coronel Córdova, 84 – Centro | 88502-000 Lages, SC - Brasil | Fone: 55 49 3221-3377
Todos os direitos reservados ao IJPB